A 9ª Feira de Calçados, Confecções e Acessórios (Femoda) chegou ao final neste domingo (2 de fevereiro), no Cenarium Rural, em Cuiabá (MT), mostrando que vem crescendo a cada edição. Realizado pela Associação dos Representantes Comerciais de Mato Grosso (Assorep-MT), o evento registrou números crescentes tanto de visitantes como de negócios fechados, com um aumento considerável também na abrangência dentro do estado e até fora dele.
Na avaliação do presidente da Assorep-MT, João Gasparetto, o movimento de visitantes foi 30% maior em relação à anterior e o volume de negócios deve ter um incremento de 15% em relação às outras feiras. “Esta Femoda foi um sucesso em todos os sentidos, os clientes gostaram, aprovaram as coleções, os lançamentos e todas as marcas. Os expositores e os gerentes que estiveram aqui acompanhando os representantes também ficaram bastante satisfeitos”, comemorou.
Impressionou também a quantidade de lojistas em sua primeira visita à feira e de localidades distantes da Capital, como Querência e Vila Rica, na região Noroeste de Mato Grosso, exemplificou Gasparetto. “Foi a Femoda que mais teve visitação de pessoas que antes não vinham. Os clientes estão começando a acreditar mais na feira e no que ela propõe para eles, que são bons negócios, rapidez, variedade de produtos e de marcas”, avaliou o representante Silvio Landim.
Coincidentemente, Landim atendia dois visitantes de Salto do Céu – 371 km a Oeste de Cuiabá -, que faziam a sua primeira visita à Femoda. “A gente não conhecia a feira. Foi através do Silvio que ficamos sabendo e eu não imaginava que era tudo isso. Experiência nota 10”, elogiou a lojista saltense Lusvani Vieira Damacena, da Maria Rosa Calçados. “Essa experiência foi bacana, porque a gente tem essa possibilidade de chegar até os fornecedores, ver as marcas e os produtos, lançamentos. Buscávamos tudo pela internet, pelas redes sociais e a possibilidade de estar próximo do fornecedor foi muito interessante, isso favorece bastante no mercado”, acrescentou seu sócio, Samuel Rodrigues Rosa.
O vice-presidente da Assorep-MT, Otaniel Rodrigues – mais conhecido como Júnior -, também revelou ter atendido muitas pessoas do interior e até de estados vizinhos. Para ele, foi interessante ver que houve um aumento de lojistas de Guarantã do Norte. De apenas um que costumava participar, saltou para três nesta edição. Ele lembrou ainda de clientes do Pará, mais precisamente de Novo Progresso. “A abrangência dela no estado só tende a crescer. Os clientes estão comprando realmente a ideia de que a Femoda está concretizada, é uma grande realização”, reconheceu.
Paulo Lopes, da Loja Bandeirantes, de Rondonópolis, que estava sendo atendido por Junior, aproveitou para elogiar a feira. “Já participamos outras vezes e a gente percebe que a Femoda deste ano trouxe bastante variedade, modelos, condições para pagamento. Para nós, que estamos em Mato Grosso, é bem interessante. Com certeza a praticidade de estar vindo no final de semana ajuda bastante”, acrescentou o lojista que chegou a Cuiabá na sexta-feira, primeiro dia da feira, e aproveitou para passear na cidade.
“A gente tinha uma boa quantidade de lojistas que nunca havia visitado a feira. Isso foi um detalhe bem importante que nos deixou ainda mais satisfeitos. Muitos clientes de regiões distantes do estado e até mesmo de fora, do Norte do Pará. O volume de negócios vem crescendo cada vez mais, vem mostrando que a feira é uma realidade, é uma força”, festejou o representante Altair Batistella.
Visita especial
A 9ª Femoda contou com a visita da secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Débora Marques Vilar, que enalteceu a importância do evento não só para a Capital, mas para todo o estado. “Ontem estive aqui e vi pessoas de todos os lugares de Mato Grosso vindo conhecer as novidades, as tendências e isso é muito importante, porque a feira gera emprego e renda e promove o desenvolvimento econômico”, frisou.
Segundo ela, houve conversas com a diretoria da Assorep-MT no sentido de promover a participação do poder público no evento. “Já havia participado das outras edições e conversamos com a associação para a Prefeitura entrar com apoio institucional já nas próximas edições”, sugeriu a secretária.